
O segredo da Felicidade está na paixão pelo que fazemos.
Sentir-se realizado com o que se faz é a chave para ser mais produtivo.
Quantas vezes nos questionamos acerca do que precisamos para sermos realmente felizes?
Passamos os olhos pela nossa vida pessoal, pelo que nos rodeia e esbarramos inevitavelmente no trabalho!
Esta é uma realidade à qual, poucas pessoas, podem fugir.
TRABALHO, EMPREGO, OCUPAÇÃO, FUNÇÃO… seja qual for o nome que lhe queiramos chamar, é igualmente inegável que é aqui, com ele, nele, que passamos a maior parte do nosso tempo, logo a nossa Felicidade também tem de passar por aí!
É da máxima importância sentirmos satisfação e prazer naquilo que fazemos (sim, também no trabalho). Sentirmos motivação no desempenho da nossa função é, consequentemente, alcançar o nosso próprio bem-estar.
Felizmente para todos nós, a Felicidade no trabalho é um conceito cada vez mais aplicado ao ambiente corporativo moderno – longe vão os tempos em que a obtenção de lucro era o foco exclusivo das empresas, longe está também o tempo em que o salário era a única forma de reter profissionais. Assistimos hoje em dia à preocupação de implementação de estratégias de promoção e motivação de FELICIDADE ORGANIZACIONAL.
Estudos recentes demonstram que a Felicidade das organizações é um fator diferenciador e estratégico para aumentar a competitividade das mesmas, e pauta-se em 3 vetores:
- Entusiasmo – que ajuda as pessoas a criarem e a aproveitarem as oportunidades, e ainda atua como mobilizador de esforços próprios e dos outros;
- Interesse – que nos leva a comprometer com uma tarefa que pode até ser um desafio no curto prazo mas que trará benefícios no médio/longo prazo;
- Satisfação – o contentamento da conquista faz-nos sentir mais motivados a levar a cabo ações para repetir o sucesso no futuro.
Os profissionais e o mercado estão em constante mutação e é preciso surpreendê-los constantemente, caso contrário, alguém o fará. De acordo com os especialistas, empresas bem sucedidas têm colaboradores felizes, mais comprometidos, leais e criativos. A Felicidade desempenha um papel significativo na produtividade e qualidade do trabalho, e ainda faz bem à saúde proporcionando menos cansaço e frustração, o que reduz a doença e o absentismo.
A FELICIDADE ORGANIZACIONAL é o resultado de um pensamento estratégico, é o segredo da produtividade!
E como a Felicidade não se encontra “ao virar da esquina”,é imperativo que as organizações trabalhem nesse sentido diariamente.